No dia 16 de novembro, a Escola Superior de Guerra (ESG) teve o prazer de receber o Coronel (GS) Frank Wasgindt, coordenador do Curso de Comando e Estado-Maior Internacional da Alemanha. A visita teve como foco a compreensão das expectativas, objetivos e critérios de seleção adotados pelas Forças Armadas do Brasil para cursos de Estado-Maior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestra Informativa sobre Cursos da EGN

Representando a Escola de Guerra Naval (EGN), o Capitão de Fragata Freitas conduziu uma palestra informativa na ESG. Nesta apresentação, foram abordados os detalhes dos cursos oferecidos pela EGN, bem como os processos de seleção e funcionamento destes programas. Esta iniciativa visou fornecer uma visão ampla sobre a formação de Estado-Maior no Brasil ao Coronel Frank Wasgindt.

Objetivos da Visita

A visita visou não apenas apresentar as práticas educacionais militares brasileiras, mas também abrir um canal de diálogo e troca de experiências entre o Brasil e a Alemanha. Este tipo de intercâmbio é crucial para a evolução contínua dos programas de treinamento militar e para o aprimoramento das relações internacionais no setor de defesa.

Importância do Intercâmbio de Conhecimentos Militares

A troca de conhecimentos e experiências entre diferentes países é fundamental para o enriquecimento dos cursos militares e para o fortalecimento das capacidades das Forças Armadas. A presença do Coronel Wasgindt na ESG e na EGN evidencia a importância do Brasil no cenário militar internacional e sua contribuição para a educação de Estado-Maior.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).