Militar durante apreensão de minério em embarcação

O Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia” apreendeu 260 quilos de um mineral raro, no dia 25 de maio, durante Patrulha Naval no Rio Negro, nas proximidades de Barcelos (AM). O minério foi encontrado dentro de uma embarcação do tipo Ferry Boat que vinha de Santa Isabel do Rio Negro (AM), com destino a Manaus (AM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a abordagem, os inspetores navais identificaram duas caixas de propriedade de um dos passageiros contendo o material. O responsável não apresentou documentação válida da Agência Nacional de Mineração (ANM), órgão regulador da atividade, o que configura a prática como crime de usurpação do patrimônio da União conforme Art 2º, da Lei nº 8.176/91.

dswertryui8o8i765t4rft
O material foi encontrado em embarcação
nas proximidades de Barcelos (AM)

O material apreendido foi conduzido pelo (NPaFlu) “Rondônia” até Manaus e entregue a Polícia Federal, que em perícia preliminar apontou tratar-se de “Vivianita”, um minério raro que possui uma coloração verde semelhante à esmeralda, com grande fonte de fósforo e outros minérios.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).