No dia 13 de dezembro, a Base Administrativa da Guarnição de Santa Maria, Rio Grande do Sul, recebeu uma Visita de Orientação Técnica (VOT) para avaliar o andamento do Projeto EBF@cil. A equipe de visita, liderada pelo Cel R/1 Emerson Almeida Callai, Gerente do Projeto EB F@cil, incluiu diversos oficiais superiores, demonstrando a importância atribuída ao projeto.

Discussões Abrangentes sobre Gestão e Execução do Projeto

2

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a visita, a equipe participou de uma palestra ministrada pelo Cel Missagia, supervisor do projeto e Subcomandante da Base, onde foram discutidos aspectos críticos da gestão orçamentária e financeira do Projeto EBF@cil. O uso do Sistema de Gerenciamento de Projetos do Exército (GPEx) para a execução orçamentária, além dos desafios, obstáculos e lições aprendidas, foram temas centrais da discussão.

Inspeção das Novas Instalações e Melhorias

A visita também incluiu uma inspeção às novas instalações do Posto de Atendimento Imediato do EBF@cil, permitindo à equipe verificar as melhorias implementadas no atendimento aos usuários. Esta etapa da visita destacou o compromisso contínuo com a eficiência e a eficácia no atendimento das necessidades dos usuários do projeto.

EBF@cil: Sinônimo de Aprimoramento e Eficiência

O Projeto EBF@cil representa um esforço significativo na modernização e aprimoramento dos serviços administrativos no Exército Brasileiro. As discussões e inspeções realizadas durante a VOT em Santa Maria são vitais para garantir que o projeto continue a evoluir e atenda às expectativas de desempenho e eficiência.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).