No dia 01/03, o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, recebeu a visita institucional de uma representação da Câmara dos Vereadores de Canoas (RS). O encontro teve como objetivo o fortalecimento das relações institucionais e a discussão de projetos sociais, com foco no Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido pela Guarnição de Aeronáutica de Canoas (GUARNAE-CO) em parceria com o Município.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i233814041801638

A comitiva foi composta pelo Presidente da Câmara, Vereador Cristiano Ferreira Moraes, pelos Vereadores Eracildo Guilherme Linck, Abmael Almeida de Oliveira, Maria Eunice Dias Wolf e pela Sra. Marta Rufatto, Secretária de Gabinete. Durante a visita, o PROFESP chamou a atenção dos parlamentares pelo potencial de acolhimento e atenção às camadas socialmente vulneráveis da sociedade canoense.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de 6 a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O programa tem como objetivo promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Com a crescente necessidade de ações voltadas para a cidadania, as Forças Armadas aderiram ao Programa do Ministério do Esporte em 2003, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento social da nação brasileira. Para o Presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, o projeto apresentado pelo Major-Brigadeiro Rivero oferece uma série de oportunidades para a população hipossuficiente, como preparação para o esporte e alimentação. A visita institucional resultou em um compromisso de montar uma parceria permanente, independente dos gestores e apartidária.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).