Em um gesto que reforça a importância da colaboração entre instituições, a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) abriu suas portas no dia 25 de setembro para receber uma visita ilustre: o Reitor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Professor Doutor Valdir Cechinel Filho. Acompanhado pelo Diretor de Assuntos Institucionais, Professor Luis Carlos Martins, o Reitor teve a oportunidade de conhecer mais sobre as atividades e responsabilidades da DelItajai.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo da Visita

A iniciativa teve como principal objetivo apresentar à UNIVALI as competências da Autoridade Marítima e as áreas sob a jurisdição da Delegacia. Além disso, a visita buscou estreitar os laços entre as duas instituições, promovendo uma maior integração e possíveis parcerias futuras. Afinal, a colaboração entre entidades acadêmicas e órgãos governamentais pode resultar em benefícios mútuos e avanços significativos para a comunidade.

Experiência no Rio Itajaí-Açu

Representantes da UNIVALI conheceram o Complexo Portuario Itajai Navegantes

Durante a visita, os representantes da UNIVALI tiveram uma experiência única. Foram recebidos pelo Delegado da DelItajai, Capitão de Fragata Eduardo Rodrigues Lima, e convidados para um passeio de lancha pelo Rio Itajaí-Açu. Durante o trajeto, puderam apreciar e conhecer o Complexo Portuário Itajaí-Navegantes, uma das principais infraestruturas marítimas da região. Após o passeio, uma reunião foi realizada, seguida de um almoço institucional, fortalecendo ainda mais a relação entre as entidades.

A Importância da Colaboração

Visitas como essa reforçam a importância da colaboração e do diálogo entre diferentes instituições. Seja no âmbito acadêmico ou governamental, a troca de experiências e conhecimentos pode gerar frutos valiosos para a sociedade. A aproximação entre a UNIVALI e a DelItajai é um exemplo de como a união de forças pode resultar em avanços e benefícios para a comunidade de Itajaí e região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).