Dacar (Senegal) – no dia 30 de junho, ocorreu a cerimônia de despedidas do Major do Quadro de Engenheiros Militares (QEM), Fortificação e Construção (FC) Fabiano Queiroz de Souza, e de recepção do Major QEM FC Marcos Soares de Souza, para a função de Adjunto do Assessor Militar de Engenharia junto ao Exército Senegalês.  As atividades foram realizadas nas instalações da Diretoria de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal (DIRGEN) e na sala da Missão Brasileira de Cooperação em Engenharia Militar junto ao Exército Senegalês (MBCEM).

O Major Queiroz foi classificado, por término de missão no exterior, na Comissão Regional de Obras da 7ª Região Militar (CRO/7), sediada em Recife. Prestou relevantes trabalhos em prol do sistema de engenharia do Senegal, capacitando seu corpo de engenheiros militares e transmitindo experiências profissionais na área de engenharia de Fortificação e Construção. Fortaleceu as ligações de trabalho junto ao Escritório Técnico da Divisão de Infraestrutura e Obras (Bureau Technique de la Division des Infrastructures et Travaux – DIO), propiciando um amplo compartilhamento de conhecimentos junto à jovem oficialidade de engenheiros militares daquela nação amiga.

O Major Marcos Soares, oriundo da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), Brasília, apresentou-se na sede da MBCEM no dia 21 de junho, recebendo a função e absorvendo importantes orientações e informações locais. A leitura do elogio e o descerramento do nome do Major Queiroz no Quadro dos Ex-integrantes da MBCEM foi realizado pelo Assessor Militar da Missão, Coronel José Bráulio de Sousa Terceiro. A cerimônia de despedidas e recepção dos Adjuntos substituído e substituto foi presidida pelo Subdiretor da DIRGEN, Coronel Lamine Diouf.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Aditância Defesa Senegal

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).