O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em parceria com a empresa norte-americana SOFAR e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, iniciou, no final de outubro, o lançamento de 40 boias ondógrafos de deriva tipo Spotter, na Passagem de Drake (parte do oceano situada entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártica).
A atividade, com previsão de conclusão para janeiro de 2022, está sendo desempenhada pelo Navio Polar “Almirante Maximiano” e pelo Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, como parte da “40ª OPERANTAR”, em uma região conhecida por apresentar condições meteorológicas extremas.
Fabricadas pela SOFAR, as boias utilizadas coletam informações como temperatura da água, velocidade e direção do vento, além de altura e direção das ondas, o que tem se mostrado um avanço em termos de estudos oceanográficos, pois representa o primeiro sistema de coleta de dados no mar de forma econômica, confiável e global.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Os dados adquiridos integram um dos primeiros monitoramentos de ondas realizados no Drake, o que permitirá a ampliação do conhecimento sobre a dinâmica da região. Por fornecer informações valiosas para a calibração de modelos de previsão meteorológica e oceanográfica do Serviço Meteorológico Marinho, permitem aperfeiçoar sensivelmente seus resultados, além de fomentar a pesquisa no Brasil.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395