Desde a última sexta-feira (26), a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) tem feito uma participação notável na Bienal do Livro Bahia 2024, evento que acontece em Salvador e se estenderá até o dia 01 de maio. Um dos grandes destaques do estande da BIBLIEx tem sido o personagem Recrutinha, que vem conquistando o público de todas as idades com seu carisma e alegria, evidenciando o esforço da instituição em aproximar-se do público geral e disseminar a cultura militar de forma acessível e educativa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Lançamento de Obras Significativas

5

Durante o evento, a BIBLIEx aproveitou para lançar duas importantes obras literárias que refletem o compromisso da instituição com a promoção do conhecimento em áreas críticas como ciência, tecnologia e defesa. O primeiro livro, “Políticas de Inovação: Porque alguns países são melhores que outros em Ciência & Tecnologia”, de Mark Zachary Taylor, sintetiza mais de 50 anos de pesquisa e teoria, oferecendo insights valiosos sobre o progresso tecnológico e científico global e a posição de liderança de diversas nações nesse campo.

O segundo título, “A Informação na Guerra: Inovação militar, redes de combate e o futuro da inteligência artificial”, de Benjamin M. Jensen, Christopher Whyte, & Scott Cuomo, mergulha na Revolução da Inteligência Artificial e sua aplicação no contexto militar, explorando como a informação transforma a dinâmica organizacional e o poder militar. Este lançamento vem em um momento crucial, considerando o crescente interesse e desenvolvimento em tecnologias de IA e sua influência nas estratégias de defesa.

Objetivos da BIBLIEx na Bienal

4

A presença da BIBLIEx na Bienal do Livro Bahia 2024 não é apenas uma oportunidade de lançamento de livros; é também uma estratégia eficaz para engajar o público em discussões sobre temas relevantes à segurança nacional e inovação tecnológica. O evento serve como uma plataforma para a BIBLIEx reforçar seu papel na difusão da cultura e no aperfeiçoamento profissional, tanto militar quanto civil, promovendo uma maior compreensão dos desafios contemporâneos que enfrentamos em um mundo cada vez mais interconectado e tecnologicamente avançado.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).