Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou a Olimpíada Escolar 2023 entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A Olimpíada Escolar é disputada entre os cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, e engloba as modalidades atletismo, voleibol, basquetebol, corrida rústica, futebol, hipismo, judô, natação, orientação e pentatlo militar. A competição visa à integração, à seleção e ao preparo dos atletas para futuros eventos esportivos, como a disputa entre o Exército e a Aeronáutica (EXAER), que acontecerá em setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na cerimônia de abertura, o Comandante da ESA, General de Brigada Reinaldo Salgado Beato, destacou que as competições são uma oportunidade de os alunos demonstrarem suas capacidades individuais e coletivas, vibrarem com as vitórias, bem como desenvolverem o espírito de corpo, tanto nas vitórias como nas derrotas.

O Aluno Rotnes Douglas da Silva Pessoa de Mello, do Curso de Cavalaria, conduziu o fogo simbólico e acendeu a Pira Olímpica, que permanece acesa durante toda a competição. Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o jogador de vôlei Rodrigo Nascimento Pinto (Rivaldo) e escolares de Três Corações.

Após os cinco dias de competição, o Curso de Infantaria sagrou-se campeão da Olimpíada, seguido pelos Cursos de Cavalaria e de Comunicações. O Aluno do Curso de Cavalaria Yuri Caíque Pereira Sousa, atleta mais laureado dessa edição, extinguiu a Pira Olímpica, marcando o encerramento dos jogos.

Durante a cerimônia de encerramento, o Comandante da Escola de Sargentos das Armas destacou que “os três principais objetivos da Olimpíada Escolar foram plenamente atingidos: a integração entre as Armas; a seleção de atletas que representarão o Exército na próxima EXAER; e, sobretudo, o incremento do espírito de corpo tanto nas competições quanto nas torcidas.” O Comandante parabenizou as torcidas, os atletas, a arbitragem, a organização e a banda de música pelo desempenho, esforço e excelência nos trabalhos. Ele enfatizou que a semana foi marcada pela certeza do dever cumprido, e declarou encerrada a Olimpíada Escolar 2023.

Os atletas desfilaram em continência ao Comandante da Escola e, as autoridades, equipe técnica e atletas realizaram a volta olímpica ao som do Tema da Vitória, do Maestro Eduardo Souto Neto. O General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e eterno Comandante da Escola de Sargento das Armas, prestigiou a cerimônia de encerramento da Olimpíada Escolar 2023.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).