Em uma cerimônia significativa realizada no dia 19 de abril, Dia do Exército, na Escola de Sargentos de Logística, a Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) foi honrada com o título de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Este reconhecimento destaca os inestimáveis serviços prestados pela UMEM à Força Irmã, sublinhando a essencial cooperação entre as instituições militares do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Contribuições Cruciais da UMEM

A UMEM, uma organização militar subordinada ao Comando da Tropa de Reforço, tem sido uma peça chave no apoio às operações do Exército, participando ativamente em adestramentos conjuntos, hospedando visitas de alunos, e conduzindo instruções especializadas sobre saúde expedicionária. Os temas abordados pela UMEM em suas formações incluem a evolução da saúde no terreno, o ambiente tático e a Cadeia de Evacuação nas Operações Anfíbias, elementos vitais para a eficácia das missões militares e para garantir a segurança e o bem-estar das tropas em campo.

Interoperabilidade e Fortalecimento das Forças Armadas

A homenagem à UMEM pelo Exército Brasileiro ressalta não apenas as contribuições específicas da unidade, mas também a interoperabilidade crescente entre as Forças Armadas. Este reconhecimento reforça o conceito de que a colaboração e o entrosamento entre diferentes ramos militares são fundamentais para a eficácia das operações de defesa e segurança do país.

Reconhecimento Expandido

imagem 2024 04 29 105043023

Além da UMEM, a cerimônia também reconheceu a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Rio de Janeiro, evidenciando a abrangência do reconhecimento às entidades que contribuem significativamente para a segurança e defesa nacional. Essa inclusão destaca o valor da colaboração entre as forças militares e outras agências estratégicas dentro do contexto de segurança nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).