No dia 13 de junho, uma ocasião especial marcou a jornada de cerca de 50 alunos participantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP). O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) abriu as portas de sua recém-inaugurada Pista de Liderança, oferecendo aos jovens uma oportunidade inovadora de vivenciar desafios e superações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exercícios na Pista de Liderança: Uma Experiência Pioneira

imagem 2023 08 03 075234736

Construída em 2021, a Pista de Liderança foi palco para um evento inédito. Os alunos do PROFESP-CIAAN tiveram a chance de realizar, de maneira pioneira, exercícios desafiadores que visavam não apenas o aprimoramento físico, mas também a educação emocional e a formação de lideranças. Trabalhando questões como a liderança de grupos e inteligência emocional, os jovens também enfrentaram seus medos mais primordiais: o medo de altura, do escuro e de espaços confinados.

Inspiring Transformation Rerum: Inspirando a Transformação de Realidades

Mais do que uma escola de formação, o CIAAN se propõe a ser um verdadeiro vetor de transformação. Cumprindo sua meta de “inspirar a transformação de realidades”, o Centro utiliza seu lema “Inspirante Transformatio Rerum” — “transformação inspiradora das coisas” — como o norte de suas ações. A experiência vivida pelos alunos na Pista de Liderança é um exemplo prático deste compromisso, abrindo caminhos para que eles desenvolvam suas capacidades de superação, colaboração e liderança.

A Nova Pista de Liderança e o Futuro

A experiência dos alunos do PROFESP-CIAAN na Pista de Liderança reforça a visão de que a formação integral — que vai além da sala de aula — é a chave para transformar realidades. Ao promover o desenvolvimento emocional e de habilidades de liderança, o CIAAN aponta para um futuro onde cada criança é encorajada a explorar o seu potencial ao máximo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).