Cerimônia militar de imposição da Medalha Mérito Saúde Naval ao Suboficial Anderson Arcanjo (in memorian), realizada no Hospital Naval Marcílio Dias

O ano de 2020 teve início com a notícia de um surto de doença respiratória causada pela variação do coronavírus. Devido a sua rápida disseminação por vários países, em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou a Covid-19 como pandemia. Ao longo dos meses, diversas vidas foram perdidas em decorrência da doença, muitas delas de profissionais da saúde que estavam na linha de frente prestando assistência aos pacientes internados.

O Sistema de Saúde da Marinha vem travando árdua batalha para manter uma assistência de excelência à Família Naval, mesmo em um período delicado e diante do adoecimento e falecimento de alguns militares.

Um destes profissionais, o Suboficial Enfermeiro Anderson Arcanjo (in memorian), foi condecorado com a Medalha Mérito Saúde Naval (MMSN) com Escapulário Dourado, concedida por meio da Portaria nº 87, de 5 de outubro de 2020, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha. A cerimônia militar para a condução da outorga da medalha ocorreu no dia 17 de dezembro, no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD). Na ocasião, o Diretor do hospital, Contra-Almirante Médico Humberto Giovanni Canfora Mies, e o Vice-Diretor, Contra-Almirante Médico Oscar Artur de Oliveira Passos, realizaram a entrega da MMSN à Suboficial Enfermeira (RM1) Cristina Ferreira da Silva, viúva do militar condecorado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Suboficial Anderson Arcanjo faleceu em 22 de abril de 2020, no HNMD, tendo cumprido 25 anos, 3 meses e 13 dias de serviço à Marinha, dos quais 20 anos foram dedicados ao HNMD. A ele foram dispensados todo o reconhecimento e agradecimento do Corpo de Saúde da Marinha pelo profissionalismo e convívio fraterno.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).