Cianorte (PR) – No último final de semana, nos dias 29 e 30 de outubro, o efetivo de atiradores do Tiro de Guerra 05-011 (TG 05-011) realizou o Acampamento Básico “Bivaque”, atividade que faz parte da formação do Combatente Básico de Defesa Territorial.

Após a verificação do apronto operacional no início da manhã do dia 29, os atiradores realizaram uma marcha até o local do acampamento, situado na área rural da cidade de Cianorte. Durante os dias de permanência no local, foram realizadas instruções de pista de cordas diurna, pista de rastejo, pista de orientação e pista do mensageiro noturna. Ainda durante a noite, foi ministrada uma instrução de sobrevivência e logo após, os atiradores pernoitaram no local, realizando a construção de seu próprio abrigo.

Fonte: Tiro de Guerra 05-011

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).