Entre os dias 24 e 28 de abril, o Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP) sediou a 1ª etapa dos testes de engenharia nas viaturas do Lote Piloto CHIVUNK. O objetivo principal foi a prestação de serviço de desenvolvimento incremental para a adequação das 10 unidades da VLEGA CHIVUNK. A equipe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), composta pelo Coronel Inácio e Primeiro-Tenente Cavaignac, realizou testes em cinco viaturas, incluindo inspeções visuais e funcionais, análise do sistema elétrico, metrológica e ergonométrica, além de testes de rodagem em asfalto e em qualquer terreno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Resultados positivos e identificação de oportunidades de melhoria

Os resultados dos testes foram bastante satisfatórios, confirmando a adequação de várias soluções técnicas implementadas no Lote Piloto. Além disso, identificaram-se oportunidades de melhorias e novas não conformidades, que só puderam ser observadas graças às inspeções e testes realizados. A realização dos testes de engenharia “ainda em fábrica” é de grande importância para comprovar o atendimento aos requisitos do projeto, realizar correções e ajustes finais, e verificar a maturidade tecnológica necessária para avançar à fase de Avaliação.

Apoio da equipe do AGSP e êxito da missão

A atividade contou com o apoio da equipe do AGSP, liderada pelo Tenente-Coronel Batista, que forneceu as condições ideais para o êxito da missão realizada pelos integrantes do CTEx. O sucesso dessa primeira etapa dos testes nas viaturas CHIVUNK demonstra o comprometimento e a eficiência das equipes envolvidas no projeto, garantindo a qualidade e segurança das viaturas para uso nas operações do Exército Brasileiro.

article?img id=16586981&t=1683834941251
article?img id=16587035&t=1683834941924
article?img id=16587036&t=1683834942028
article?img id=16587037&t=1683834942100
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).