Comandante do ComGptPatNavN, Comandante do 4°DN, Chefe do Estado-Maior do Com4°DN e Comandante do 2°BtlOpRib

No cenário deslumbrante da Amazônia, onde a diversidade da natureza se encontra com os desafios únicos das operações ribeirinhas, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) deu início a uma iniciativa importante. Nos dias 17 e 18 de outubro, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN) e o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizaram o Simpósio sobre Operações Ribeirinhas no Ambiente Amazônico, em Belém (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compartilhando Conhecimento

simposio1
Comandante do ComGptPatNavN, Comandante do Palavras iniciais do Comandante do Com4°DN

O evento teve como objetivo principal compartilhar conhecimento e promover a troca de experiências entre as organizações militares que operam na região. Sob a liderança do Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, o simpósio reuniu especialistas e líderes militares para discutir estratégias e desafios relacionados às operações ribeirinhas na Amazônia.

Um Passo Rumo à Operação Ribeirex 2023

Além de ser uma oportunidade para aprender com os especialistas, o simpósio serviu como preparação para a Operação Ribeirex 2023, que está agendada para novembro, em Santarém (PA). Durante o evento, diversas apresentações foram feitas, abordando temas cruciais relacionados às operações ribeirinhas na região amazônica.

Militares e a Proteção da Amazônia

A Amazônia é uma das áreas mais preciosas e desafiadoras do Brasil, e a presença das forças militares desempenha um papel vital na proteção dessa região tão importante. Eventos como o Simpósio sobre Operações Ribeirinhas são essenciais para garantir que os militares estejam preparados e equipados para lidar com as complexidades das operações nessa paisagem única.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).