Palestra aborda tema “O conflito entre Rússia e Ucrânia”

Nos dias 25 e 26 de julho, o Comando do 4º Distrito Naval realizou, no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém (PA), palestras sobre o contexto geopolítico atual para Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército, da Força Aérea, além de membros da Sociedade Amigos da Marinha, da comunidade marítima e da Universidade Federal do Pará.

O evento foi presidido pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e contou também com a participação dos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. As palestras foram proferidas pelo Capitão de Mar e Guerra Leonardo Faria de Mattos, Encarregado da Seção de Geopolítica da Escola de Guerra Naval.

blank
Debate para esclarecimento de dúvidas

A palestra, que atraiu a atenção de todos os presentes ao abordar assunto de relevância internacional, foi realizada em dois dias. No primeiro dia, a palestra abordou o tema: “Conflito na Ucrânia e a Geopolítica Internacional”, com explicação histórica, política e econômica das causas e origens do conflito entre Rússia x Ucrânia. No segundo dia, o assunto comentado foi a “Geopolítica e Oceanopolítica –Corrente Internacional. Em ambos os dias, os participantes realizaram perguntas, sanando dúvidas sobre o tema e tornando o evento atrativo e dinâmico.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui