Motores doados pela FAB Foto: Ellen Ramos

A Escola de Aviação Civil do SENAI/SC em Palhoça deu um passo significativo no aprimoramento de suas aulas práticas. Na sexta-feira, 2 de junho, a instituição recebeu a doação de cinco motores aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB). Esses equipamentos serão usados nos cursos técnicos em Manutenção de Aeronaves, com habilitações em Aviônicos, Célula e Grupo Motopropulsor, além de treinamentos pós-formação de mecânicos para manutenção de aeronaves e inglês técnico EaD.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um reforço para a aprendizagem dos alunos

Essa doação traz consigo uma grande oportunidade para os alunos, que agora poderão vivenciar situações mais próximas da realidade do mercado. Segundo Luciano Mattiazzi Baumgartner, gerente executivo do SENAI para a Grande Florianópolis, a chegada desses motores vai ao encontro da metodologia SENAI, que visa conectar o ambiente da sala de aula com o mundo do trabalho. A Escola, que já é referência nacional e internacional, possui três aviões e um helicóptero Esquilo, também doados pela FAB.

Um patrimônio sem igual na América Latina

Para Cesar Augusto Olsen, presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), o acervo e a capacidade técnica da Escola são inigualáveis. Olsen destacou que não há nada no Brasil ou na América Latina que supere a Escola de Aviação Civil do SENAI de Palhoça. Ele reiterou que, embora as escolas das Forças Armadas ainda sejam superiores, o hangar e o acervo do SENAI colocam a instituição em destaque no cenário nacional.

Formação técnica em manutenção: um pilar para a segurança aérea

A formação técnica em manutenção é crucial para a segurança do espaço aéreo brasileiro e para o desenvolvimento da aeronáutica em geral, conforme enfatizado pelo comandante da Base Aérea de Florianópolis, tenente-coronel aviador Jaques da Silva Valle. A capacidade da aviação em geral é diretamente impactada por essa formação e especialização de alto nível, uma vez que a manutenção adequada das aeronaves resulta diretamente na prevenção de acidentes.