O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebeu no dia 19/04, data alusiva ao Dia do Exército Brasileiro (EB), a Medalha Exército Brasileiro, em uma cerimônia realizada no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro (RJ). A homenagem é concedida a cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil (MB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a cerimônia o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e o Pró-Reitor de Administração do Instituto, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, receberam a homenagem pelas mãos do Comandante do IME, General de Brigada Engenheiro Militar Juraci Ferreira Galdino.

i2242615261603877O instrutor do ITA, Tenente Engenheiro José Agnelo Bezerra Guilherme Silva, que foi o porta-estandarte, símbolo que representa a instituição, onde é justaposta a medalha, falou sobre a satisfação de participar do evento. “É uma grande honra representar o ITA na ocasião desta importante homenagem, concedida pelo IME, no grande Dia do Exército Brasileiro. O ITA e o IME têm uma parceria histórica e são instituições precursoras do ensino de engenharia no Brasil. Acredito que a Medalha Exército Brasileiro fortalece ainda mais essa parceria, que certamente continuará gerando importantes contribuições para o nosso país”, ressaltou.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Instituto Militar de Engenharia

ITA e IME possuem uma relação antiga, cujas histórias se cruzam. Em 1939 o IME foi responsável pela criação do primeiro curso de Engenharia Aeronáutica do Brasil, no qual se formou Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA. Além disso, a primeira turma formada no ITA iniciou seus estudos na antiga Escola Técnica do Exército (EsTE), atual IME.


i2242615261608783
Durante a passagem pelo Rio de Janeiro, o Professor Anderson também visitou o tradicional Colégio Dom Pedro II, uma das escolas mais antigas do Brasil, que historicamente tem alunos aprovados no vestibular do ITA. O Reitor do Dom Pedro II, Professor Oscar Halac, presenteou o Instituto com uma medalha comemorativa dos 180 anos de fundação do Colégio, marca atingida no ano de 2017. O professor Anderson discursou sobre o reconhecimento da instituição. “É uma grande satisfação interagir diretamente com escolas públicas que aprovam alunos no nosso vestibular. Nosso concurso é reconhecido como um dos mais difíceis na área de engenharia e entrar para o ITA, com certeza, é uma grande conquista individual, do candidato, e institucional, da escola que o preparou. O Colégio Pedro II está de parabéns pela qualidade de seu ensino”, disse.

Fotos: ITA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).