No dia 26 de junho, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia tornou-se o cenário para uma celebração fundamental à memória histórica e cultural do Brasil. Foi dada a abertura oficial ao Seminário em Homenagem aos 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia – O Dois de Julho, uma iniciativa da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). Este evento tem como objetivo não apenas celebrar o bicentenário da independência do Brasil na Bahia, mas também destacar a importância da região na construção da identidade nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Solenidade e Participações Especiais

A abertura do seminário contou com a participação especial dos alunos do Colégio Militar de Salvador (CMS), que abrilhantaram o evento executando o Hino Nacional e o Hino do Estado da Bahia – O Dois de Julho. A Desembargadora Gardenia Pereira Duarte, Vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, proporcionou um momento marcante ao entoar o hino ao lado dos estudantes.

Contribuições Acadêmicas e Militares

A abertura do seminário também teve como tema “Francisco da Silva Barros, as Forças Armadas e a Independência na Bahia”. A palestra foi ministrada pelo Professor Doutor Hendrik Kraay, da Universidade de Calgary, e contou com a presença de importantes personalidades militares e acadêmicas, entre elas o General de Exército Artur Costa Moura, antigo Comandante Militar do Nordeste, o General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, Comandante da 6ª Região Militar, e o Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, Comandante do 2° Distrito Naval.

Reflexões e Debates Históricos

Com duração de quatro dias, o seminário reúne especialistas, historiadores e estudiosos para debater e refletir sobre o significado desse importante marco histórico. As atividades incluem palestras, debates e exposições que abordam diversos aspectos relacionados à luta pela independência na região baiana. O Seminário em Homenagem aos 200 Anos da Independência do Brasil na Bahia – O Dois de Julho se configura como uma valiosa oportunidade para a promoção do conhecimento e da valorização dos feitos históricos que moldaram a nação brasileira.