No período de 24 a 28 de abril, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) realizou diversas atividades em comemoração à semana do Exército Brasileiro e aniversário de 90 anos da Aditância de Defesa e do Exército Brasileiro no Paraguai. Foi organizado uma tradicional competição de futebol no âmbito das Forças Armadas Paraguaias, bem como uma cerimônia alusiva ao dia do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Torneio de futebol

O torneio de futebol contou com a participação de 13 equipes masculinas e cinco equipes do segmento feminino. A equipe da Marinha Paraguaia sagrou-se campeã do Torneio masculino, enquanto a equipe do Exército Paraguaio foi a vencedora no segmento feminino. A competição foi prestigiada por autoridades militares das Forças Armadas Paraguaias.

Cerimônia alusiva ao dia do Exército Brasileiro

A cerimônia alusiva ao dia do Exército Brasileiro foi presidida pelo Embaixador do Brasil junto à República do Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, e contou com a presença de autoridades civis e militares do Brasil e do Paraguai.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas e condecorações a diversas personalidades, incluindo o Comandante do Exército Paraguaio, General de Exército Cesar Augusto Moreno Landaira. A cerimônia contou com a leitura da Ordem do Dia e de um texto alusivo aos 90 anos da Aditância.

O Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP, Coronel José Freire Furtado Júnior, agradeceu às Forças Armadas do Paraguai pelo apoio constante e destacou o legado das relações internacionais entre os dois países nesses 90 anos de existência, caracterizada pela cooperação, integração e amizade entre os Países.

article?img id=16584733&t=1683050360595
article?img id=16584782&t=1683050361304
article?img id=16584783&t=1683050361378
article?img id=16584784&t=1683050361419
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).