Recife (PE) – No dia 23 de agosto, o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard, visitou a Ação Cívico-Social que está desdobrada na cidade de Araçoiaba (PE), no contexto da Operação Guararapes. Ele percorreu o Hospital de Campanha e os módulos cidadania, justiça e humanidade, verificou a prestação dos serviços sociais e os atendimentos médicos destinados à população.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao cair do dia, foi realizada uma formatura na quadra poliesportiva do Colégio Senador Paulo Guerra. Durante a solenidade, foram entregues certificados às instituições parceiras e foi apresentada a produtividade da Ação. A Seção de Cães de Guerra do 4º Batalhão de Polícia de Exército realizou uma demonstração de adestramento com cães, e a Banda de Música do Comando Militar do Nordeste brindou a todos com uma bela apresentação.

Acompanharam as atividades o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Martinelli, e o Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Carlos Machado, que, em suas palavras, agradeceu e parabenizou a todos pelo comprometimento e dedicação à missão.

A Ação Cívico-Social alcançou os seguintes resultados:

– no módulo saúde, foram realizados 969 atendimentos médicos, 1.232 atendimentos odontológicos e 6.505 medicamentos foram distribuídos;

– no módulo cidadania, 2.357 documentos foram gerados;

– no módulo justiça, 37 pessoas receberam orientação jurídica e 27 foram atendidas pela Defensoria Pública do estado de Pernambuco;

– no módulo humanidade, 194 pessoas foram capacitadas, 140 crianças participaram de brincadeiras lúdicas, 119 crianças estiveram na oficina de contação de estórias, 100 pessoas participaram das aulas de ritmo e de alongamento, 297 cortaram o cabelo, 170 compareceram a palestras e minicursos, 385 unidades de brinquedos foram distribuídas, 1.330 livros didáticos e 400 livros paradidáticos foram entregues a escolas e igrejas da cidade;

– foi realizada a pintura linear de 12.100 m² nas instalações utilizadas durante a Ação.

Fonte: Comando Militar do Nordeste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).