Entre 15 e 22 de maio, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), celebrou a Semana da Cavalaria. A comemoração marca a data de nascimento do patrono da Arma, Marechal Manuel Luís Osório.

Cross da Espora

Como parte das comemorações, os cadetes do 2º ano do Curso de Cavalaria realizaram o Cross da Espora. Este é um teste tradicional que simboliza o amadurecimento dos novos cavalarianos, unindo destreza, coragem e audácia.

Exibição de potência de fogo e operacionalidade

Diversos meios blindados e mecanizados e hipomóveis foram exibidos para demonstrar sua capacidade de potência de fogo e operacionalidade. A exibição contou com o apoio de várias organizações militares de Cavalaria do Exército.

Entrega das esporas

blank

As comemorações culminaram com a entrega das esporas aos novos discípulos de Osório. A cerimônia contou com a presença do Chefe Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva; do Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento; do General de Exército veterano Renato César Tibau da Costa e mais 22 oficiais-generais da ativa e veteranos, fortalecendo o vínculo entre gerações que mantém a coesão e o espírito da Arma de Heróis.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).