No último 26 de setembro, uma comitiva liderada pelo Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), Contra-Almirante Ricardo Jaques Ferreira, fez uma visita especial às instalações da renomada Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro. A visita, que contou com a presença de membros do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), teve como objetivo fortalecer os laços entre as instituições e explorar as potencialidades de pesquisa na região antártica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Majestoso Castelo Mourisco

A comitiva foi calorosamente recebida no icônico Castelo Mourisco, uma verdadeira joia arquitetônica que abriga parte da história da ciência brasileira. Durante o passeio pelo “Palácio das Ciências”, as anfitriãs destacaram a singularidade do estilo arquitetônico do local, proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo e na história da pesquisa científica nacional.

Explorando as Instalações da FIOCRUZ

secirm fiocruz2
Almirante Jaques visita as instalações da FIOCRUZ

O Almirante Jaques, juntamente com sua equipe, teve a oportunidade de conhecer de perto as principais instalações da FIOCRUZ. Desde a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da COVID-19 até o Centro Tecnológico de Vacinas (BioManguinhos), a visita proporcionou uma visão abrangente do compromisso da instituição com a saúde pública e a pesquisa de ponta. Além disso, no auditório do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), foram apresentadas as atividades do Projeto FIOANTAR, que busca entender os desafios e oportunidades que o ambiente antártico pode trazer para a saúde humana e a biotecnologia.

Fortalecendo Laços e Parcerias

secirm fiocruz3
Troca de brindes institucionais entre o Almirante Jaques (SECIRM), Maria de Lourdes Aguiar (FIOCRUZ) e Win Degrave (Coordenador do FIOANTAR).

A visita culminou com uma troca de brindes institucionais, simbolizando a união e o compromisso entre SECIRM e FIOCRUZ. Esta parceria reforça o papel da Marinha do Brasil no apoio ao desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade relacionadas à Antártica, com foco em temas de relevância global e impacto direto na população e território brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).