Brasília (DF) – No último dia 27, foi realizada a celebração referente à Tomada de Monte Castelo que ocorreu na sede da Associação dos Ex-combatentes do Brasil (AECB), lotada em Brasília-DF.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A tomada de Monte Castelo foi motivo de orgulho para a FEB e rendeu muitos elogios dentro e fora do Brasil, sobretudo no âmbito da Comando Aliado. Nesse contexto, a AECB realiza cerimônias que rememoram esse importante feito, bem como homenageia aqueles que, sob risco de perder a própria vida, lutaram com bravura nos campos da Itália, derrotando o temido soldado alemão que defendeu suas posições na Linha Gótica Italiana.

A referida conquista foi uma das maiores vitórias brasileiras no contexto da 2ª Guerra Mundial. Após alguns ataques que custaram a vida de diversos combatentes, os pracinhas conquistaram a “Montanha da Morte” em 21 de fevereiro de 1945.

A formatura contou com a presença de importantes autoridades civis e militares, como Subcomandante de Operações Terrestres, o General de Divisão Edson Skora Rosty, com o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes e o jornalista Alexandre Garcia, especialista em temas da caserna. Porém, o mais importante foi a participação dos veteranos da 2ª Grande Guerra, Nestor Silva e Edson Borges de Lima, os quais lutaram bravamente contra o nazifascismo que ameaçava a liberdade mundial.

Para saber mais sobre a história da Segunda Guerra Mundial e as ações da FEB, entre em contato com o Museu da Associação dos Ex-combatentes do Brasil (AECB), em Brasília, e agende sua visita. Telefone para contato: (61) 32741727 e (61) 983219433.

Fonte: Associação dos Ex-combatentes do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).