A Seção de Cães de Guerra do Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) recebeu um novo reforço no início do mês de maio. A filhote, da raça Pastor Belga de Malinois, foi doada pela Guarda Civil Metropolitana (SP) e futuramente realizará o trabalho de guarda e proteção, e faro de entorpecentes. A nova integrante, nomeada Gaia pela tripulação, está em fase de socialização e dessensibilização, realizando adestramentos diários.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Seção de Cães de Guerra do Com8ºDN é composta por sete cães, sendo eles das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois e Rottweiler, cuja função principal é promover a segurança do perímetro do quartel. Além disso, os cães também são adestrados para atuarem no Plano de Segurança Orgânica desta Organização Militar, bem como são responsáveis por viabilizarem a interação da população com a Força.

Os cachorros realizam apresentações de obediência, agilidade e proteção, e o Distrito dispõe ainda de um cão especializado em Cinoterapia. A Cinoterapia é um método que utiliza cães como coterapeutas em variadas situações. Através do contato com o animal é possível estimular funções motoras, desenvolver a fala, melhorar a socialização, aumentar a confiança, autoestima e atenção das pessoas, principalmente no caso das crianças; além de estudos comprovarem que a utilização dos cães na rotina de trabalho diminui o estresse, em virtude de proporcionarem uma maior liberação de neurotransmissores responsáveis pelo prazer e bem-estar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).