No dia 03 de julho, uma missão de grande importância foi realizada com sucesso pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), em parceria com o Instituto do Coração (InCor). Essa missão envolveu o transporte de órgãos vitais – rins, fígado, córneas e um coração – a bordo da aeronave C-95M Bandeirante. Os órgãos e o tecido foram coletados na cidade de Jaú, em São Paulo, para serem transplantados a pacientes que aguardavam essa chance de uma nova vida.

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A Nobreza da Tarefa

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Para o Major Aviador Paulo Sergio Rosim Fernandes, comandante da aeronave, a importância da missão é inestimável. “A sensação é indescritível de participar ativamente na missão de salvamento de vidas”, enfatiza. O Coronel Aviador Marcelo Rodrigues dos Reis Pontes, Diretor do PAMA-SP, reforça a significância da prontidão e do preparo da equipe para cumprir tal tarefa e destaca a dedicação da Força Aérea Brasileira (FAB) para com a sociedade.

A Jornada dos Órgãos

Após a captação, os órgãos foram prontamente transportados pela Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) e pelo Instituto do Coração para transplante. O fígado, encaminhado pela equipe da Santa Casa de Marília, sob liderança do médico Francisco Sergi, foi transplantado na Santa Casa de São José dos Campos. Quanto aos rins e às córneas, foram direcionados ao Hospital das Clínicas Botucatu – Unesp, pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Jaú.

Destino do Coração e Gratidão à Família Doadora

Ronaldo Honorato, cirurgião cardiovascular do InCor, confirmou a excelente condição do coração captado e a sua destinação a uma paciente com arritmia grave e alta prioridade. A equipe médica, também formada pelos médicos Maribel Flores e Carlos Imberg, expressou gratidão a todos os envolvidos, especialmente à família do doador. “Esta foi uma nobre atitude da família do doador, que compreendeu a importância de dar uma nova chance de vida mesmo em meio à dor”, destacou.

O Papel da FAB no Transporte de Órgãos

A Lei 9.175/17 dispõe sobre o transporte de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de tratamento. Segundo a legislação, a Força Aérea Brasileira (FAB) deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde. O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da FAB para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas para buscar o órgão e levar ao receptor em qualquer lugar do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).