Chetumal (México) – O Primeiro-Sargento George Bruno dos Santos Bomfim, do Centro de Instrução de Guerra na Selva, teve atuação destacada no Curso de Operaciones Ribereñas, realizado pelas Forças Especiais do México, entre os dias 26 de setembro e 4 de novembro. O Primeiro-Sargento Bomfim obteve o 3° lugar no curso, com base nas avaliações da equipe de instrução e de seus companheiros. O curso foi realizado no Subcentro de Adiestramiento de Operaciones en Selva y Anfibias, na cidade de Bacalar (Quintana Roo), no México.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso, que teve a duração de seis semanas, contou com a participação de 33 militares e teve como objetivo preparar e adestrar tropas de Forças Especiais mexicanas para missões de segurança interna, de combate ao crime organizado, de contra insurgência e de atividades em apoio à população em situações de desastres naturais. Os alunos receberam treinamentos em técnicas e táticas de operações em ambiente aquático, emprego de embarcações a motor, assalto ribeirinho, técnicas de mergulho, salvamento aquático e natação de longa distância. Receberam, também, instruções de concepção, preparação e condução de operações em áreas lacustres e ribeirinhas, integradas em pequenas unidades de combate.

A colocação do Primeiro-Sargento Bomfim evidenciou, junto à nação amiga, o profissionalismo, a liderança e o conhecimento profissional do militar brasileiro. “É muito gratificante ser um dos destaques deste difícil curso, pois é uma forma de honrar o Brasil perante os amigos mexicanos, além de poder representar bem o Exército Brasileiro e o nosso Centro de Instrução de Guerra na Selva”, afirmou o Primeiro-Sargento, ao receber os cumprimentos do Comandante da 34° Zona Militar, General Héctor Jiménez Aldana, e do Chefe do Subcentro de Adestramento de Operações na Selva e Anfibias, Major Edgar Reyes Rojas.

Fonte: Aditância do Brasil no México

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).