O Brasil se uniu em celebração ao legado de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. Em reconhecimento aos seus 150 anos de nascimento, diversas instituições realizaram eventos solenes, reforçando a importância de suas contribuições para a aviação mundial e, especialmente, para a Aeronáutica Brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Guaratinguetá Celebra o Genial Pai da Aviação

IMG 5283

Em Guaratinguetá (SP), a Câmara Municipal promoveu uma Sessão Solene no dia 16/08. O evento contou com a presença de autoridades como o Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, e o Prefeito da Estância Turística de Guaratinguetá, Marcus Augustin Soliva. Durante a cerimônia, a Banda de Música da EEAR emocionou a todos com o Hino Nacional Brasileiro. O Brigadeiro do Ar Mioni destacou: “A genialidade do Pai da Aviação foi fundamental para termos hoje uma Força Aérea com capacidade operacional e dissuasória. O voo do 14-Bis foi um marco para a aviação mundial.”

Rondônia e a Valorização dos Militares da FAB

IMG 000 4

Porto Velho também se juntou às comemorações. A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) realizou uma sessão solene, onde militares da Força Aérea Brasileira (FAB) foram homenageados por seus serviços prestados à sociedade rondoniense. O Suboficial especialista em Equipamento de Voo, Eduardo Cardozo de Oliveira, foi um dos destaques da cerimônia. O Comandante da Base Aérea de Porto Velho, Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, ressaltou: “Alberto Santos Dumont é um brasileiro que dispensa comentários. Difícil é um negócio de 12, 20 ou 150 toneladas voar. Qualquer outra coisa, vamos pelo menos tentar fazer.”

Salvador e a Medalha Mérito Santos Dumont

53136381911 c3ee552e44 o

Em Salvador, o Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza, foi agraciado com a Medalha Mérito Santos Dumont, entregue pelo Comandante da Base Aérea de Salvador, Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira. A cerimônia, realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi um símbolo do respeito mútuo entre as instituições e da importância da Força Aérea Brasileira para a sociedade baiana.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).