Foto: Пресс-служба Президента России

O Kremlin declarou hoje que os ucranianos sofrerão se o Reino Unido ou outros países ocidentais fornecerem caças a Kiev. Moscou afirmou que prosseguirá com sua campanha militar na Ucrânia, independentemente do armamento enviado pelo Ocidente. Durante uma visita a Londres, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, solicitou que o Reino Unido enviasse caças avançadas a Kiev como parte da próxima fase do fornecimento de armas do Ocidente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a entrega de caças avançados da Otan à Ucrânia traria apenas dor e sofrimento aos ucranianos e criticou a participação mais direta dos países da Otan no conflito. Ele afirmou que esse movimento representa o aumento do envolvimento do Reino Unido, Alemanha e França no conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Peskov também disse que a linha entre o envolvimento indireto e direto está desaparecendo gradualmente e que essas ações levam a uma escalada de tensão e prolongam o conflito, tornando-o cada vez mais doloroso para a Ucrânia.

Mesmo se o Ocidente atender à solicitação de Zelenskiy por caças, segundo Peskov, a Rússia não será desencorajada e continuará sua “operação militar especial” na Ucrânia até atingir seus objetivos.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).