Garmisch-Partenkirchen (Alemanha) – De 24 de janeiro a 9 de fevereiro de 2023, representante do Comando de Operações Terrestres (COTer) participou do Seminário sobre Guerra Irregular e Ameaças Híbridas (“Seminar in Irregular Warfare/Hybrid Threats” – SIWHT). A atividade foi concebida e desenvolvida pelo George C Marshall Center, renomado centro de estudos binacional (Alemanha-Estados Unidos), localizado na cidade de Garmisch-Partenkirchen, Alemanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Seminário abrangeu estudos de caso, apresentações e painéis voltados para o estudo da guerra irregular e, em particular, as denominadas ameaças híbridas, assim entendidas como ações executadas abaixo do limiar do conflito militar direto, valendo-se de atuações em distintos campos do poder (psicossocial, militar, econômico, político e científico-tecnológico), inclusive no espaço cibernético, com a finalidade de enfraquecer Estados alvos.

O evento, que contou com a participação de mais de 70 profissionais de aproximadamente 50 países, propiciou a oportunidade de acesso a conhecimentos e experiências colhidos da análise de crises e conflitos contemporâneos, marcados pela dificuldade de caracterizar, à luz do Direito Internacional, determinadas ações hostis como agressões diretas.

Fonte: Comando de Operações Terrestres
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).