Nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2022, os Coronéis de Engenharia do Exército Brasileiro Luis Henrique Santos Franco e Marton Daniel Grala foram convidados a participar da 1ª Reunião de Comando da Brigada de Desminagem Humanitária da Colômbia. O objetivo foi apresentar as boas-vindas ao Coronel Grala e agradecer ao Coronel Luis Henriqueque, durante os últimos dois anos, liderou os trabalhos dos 14 militares brasileiros, do Exército e da Marinha, que fazem parte da Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária (MIADH) na Colômbia. Na oportunidade, o Coronel Luis Henrique, atual chefe da MIADH, ressaltou o trabalho desenvolvido pelos militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Somente em 2021, os militares analisaram 84% de todos os documentos operacionais produzidos pela brigada e ministraram 1.586 instruções teóricas e práticas. Eles ainda participaram da entrega de 12 municípios totalmente livres da suspeita de minas e artefatos explosivos, realizaram 60 visitas nas atividades de desminagem no terreno e participaram da formação de 983 alunos dos diversos cursos relacionados a desminagem no Centro Internacional de Desminagem (CIDES) e no Centro de Treinamento de Capacitação em Operações de Paz (CEPAZ) naquele país amigo.

Toda essa cooperação da engenharia brasileira contribuiu para que a Brigada de Desminagem Humanitária obtivesse um resultado 39,9% melhor que no ano anterior, perante a Organização dos Estados Americanos (OEA).

O Coronel Grala, que irá receber a função de Chefe da MIADH em março, agradeceu as boas-vindas e destacou a satisfação da engenharia brasileira em poder contribuir para que a Colômbia um dia esteja livre da suspeita de minas antipessoais e artefatos explosivos.

Fonte: Missão de Instrutores e Assessores em Desminagem Humanitária

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).