Turma do I Estágio de Operações Humanitárias no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), concluiu, em 23 de junho, o I Estágio de Operações Humanitárias. Durante o estágio, foram ministradas instruções com a finalidade de disseminar conhecimentos sobre o Sistema Internacional de Resposta Humanitária, contando com palestrantes da Agência de Refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e da UNIC-Rio.

Adicionalmente, os estagiários realizaram atividades práticas, como visitar o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”; conhecer a estrutura concebida para o apoio às Operações Humanitárias; assistir a uma demonstração da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, no que se refere às técnicas atuais empregadas pelos socorristas em desastres naturais; e, por fim, visitar a Base de Operações Temporária montada no 2° Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, que se prepara para a Visita de Avaliação e Assessoramento da ONU, a ocorrer em julho deste ano, no contexto do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui