Aviso Balizador “Aldebaran” restabelece a Boia Luminosa Oeste do Banco da Panela

A Marinha do Brasil restabeleceu, no dia 28 de setembro, o Sinal Náutico Boia Luminosa Oeste do “Banco da Panela”, sinal de grande importância para as embarcações que navegam na Baía de Todos-os-Santos (BTS). A iniciativa, que contribui para a segurança da navegação nas águas jurisdicionais do Comando do 2º Distrito Naval, marca o Dia do Hidrógrafo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Aviso Balizador “Aldebaran”, subordinado ao Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2), realizou o transporte e o restabelecimento do da Boia Luminosa Oeste. As boias que demarcam o “Banco da Panela” no canal de acesso à BTS são importantes, pois orientam as diversas embarcações que demandam os terminais e portos de Salvador.

Além do Dia do Hidrógrafo, a data marca os 40 anos de inauguração das instalações da atual sede SSN-2, no Complexo Naval de Aratu. O estabelecimento de um sinal náutico retrata a labuta diuturna dos hidrógrafos, para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção à poluição hídrica.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).