MPAL

Em uma cerimônia cívico-militar realizada na terça-feira (13), na Capitania dos Portos de Alagoas, comemorou-se o Dia da Marinha. Neste dia especial, o título de Tripulante Honorário foi concedido àqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Marinha no estado de Alagoas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma das figuras mais notáveis presentes no evento foi o Procurador-Geral de Justiça, Mário Roberto Tenório de Albuquerque. Conhecido por seu profundo respeito e ligação com as forças militares, Albuquerque foi também um dos homenageados na solenidade.

As Palavras do Procurador-Geral de Justiça

6N6A8450
MPAL

Mário Roberto Tenório de Albuquerque, com uma longa trajetória de serviço público e uma ligação especial com as forças militares, destacou em seu discurso a importância das instituições militares para o país. Ele disse: “Fui integrante da Polícia Militar de Alagoas com muita honra e tenho profundo respeito pelas instituições militares. E a Marinha, que tem como missão preparar e empregar sua força e poder naval para contribuir para a defesa da Pátria, também é um órgão de Estado pelo qual nutro muita admiração”.

O Papel da Marinha e a Parceria com Órgãos e Instituições

6N6A8757
MPAL

A cerimônia foi conduzida pelo capitão dos Portos de Alagoas, Capitão de Fragata Luciano da Silva Teixeira. Em seu discurso, Teixeira ressaltou a importância da Organização Militar para o Estado brasileiro e fez um histórico das atividades desenvolvidas em Alagoas. Ele também destacou a parceria da Marinha com órgãos e instituições em benefício da sociedade alagoana.

Reconhecimento a Personalidades Civis e Militares

O momento de maior destaque da celebração foi a outorga do título de Tripulante Honorário a oito personalidades civis e militares. Estes homenageados se destacaram pela consideração e pelos relevantes serviços prestados à Capitania dos Portos de Alagoas. A entrega deste título é uma forma de agradecimento e reconhecimento àqueles que contribuem de maneira significativa para o avanço e desenvolvimento da Marinha no estado de Alagoas.

Com informações do MPAL

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).