No dia 20 de dezembro, a Policlínica Naval de Rio Grande, em um ato de consideração e respeito, honrou o Senhor Carlos Moreira das Neves, de 90 anos, com a entrega de uma segunda via da Medalha Amigo da Marinha. Esta condecoração, originalmente concedida a ele em 1984, foi infelizmente subtraída durante um assalto em sua residência. A reemissão desta medalha simboliza não apenas um reconhecimento do seu valor, mas também um gesto significativo de memória e respeito pelas contribuições de Carlos Moreira das Neves à Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ação Empática do Diretor da PNRG

O Diretor da Policlínica Naval de Rio Grande, Capitão de Fragata (Md) Luís Eugênio Gularte Lovato, ao tomar conhecimento da história, demonstrou uma pronta e sensível resposta, solicitando a segunda via da medalha. A entrega pessoal da condecoração no gabinete do Diretor ressalta a importância atribuída à ligação de Carlos Moreira das Neves com a instituição naval, reforçando a estima e o respeito da Marinha por seus colaboradores e amigos.

Momento de Família e Legado

A presença do neto, Segundo-Tenente (Md) Guilherme Socoowski Hernandes Götz das Neves, durante a cerimônia, adicionou um aspecto familiar e de continuidade ao evento. Suas palavras expressaram o significado emocional da medalha para seu avô e agradecimento pelo esforço em reaver a condecoração perdida. Este momento simboliza não apenas a passagem de valores e tradições dentro de uma família, mas também a continuidade do legado e do compromisso com a Marinha do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).