Nesta nova edição semanal do Projeto Sementes de Futuro em Defesa, são apresentadas importantes contribuições da Linha de Pesquisa “TIC Cyber Segurança”, que analisa novas tecnologias utilizadas no cyber espaço, suas vulnerabilidades e relações econômicas, políticas, além de realizar um mapeamento dos interesses dos atores procurando identificar ações e decisões em relação à Segurança e à Defesa cibernéticas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Projeto Sementes de Futuro em Defesa é um produto digital e semanal desenvolvido pelos pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN), no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (PROCAD-DEFESA).

Para visualizar as edições anteriores e versões para impressão, acesse:
https://drive.google.com/drive/folders/1DKxbxiomUFuuK-MYxzk733uvDLYty8pu?usp=sharing

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).