O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), são parceiros nacionais do Projeto Cooperação de Todo o Atlântico para Pesquisa Oceânica e Inovação (AANChOR, da sigla em inglês), que está em busca de jovens embaixadores brasileiros para promover e gerir as ações de desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O projeto internacional, apoiado pela União Europeia, conta com a participação do Brasil, África do Sul, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Argentina e Cabo Verde, e tem por objetivo, fortalecer a cooperação para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, especialmente das regiões do Atlântico Sul e Atlântico Norte, entendendo as relações existentes entre os oceanos, mudanças climáticas, sistemas de produção alimentar e de energia, e as dinâmicas de circulação entre oceanos, sobretudo em relação ao Ártico e Antártida.

Programa de Jovens Embaixadores

O programa para seleção de jovens embaixadores está em sua segunda edição, e em busca de pessoas criativas e dedicadas, de todas as origens, com idade entre 18 e 30 anos, e que moram nos países que compõem a cooperação do AANChOR. Os jovens selecionados terão o importante papel de promover as ações de desenvolvimento sustentável, criar campanhas estratégicas de divulgação para suas comunidades locais, envolvendo estudantes, sociedade civil e tomadores de decisão, bem como a mídia local, para promover a conservação e proteção do Oceano Atlântico para as futuras gerações. Os Embaixadores atuarão em campanhas online ou locais e participarão de eventos virtuais e presenciais integrados às ações colaborativas do Atlântico e apoiados por projetos de pesquisa e inovação do AANChOR.

Inscrições

Para se inscrever no programa, baixe a ficha de inscrição (link abaixo) para preenchimento dos dados, acesse o formulário de inscrição (link abaixo), e envie anexo a ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo 1); e currículo (Anexo 2) para Elisa Natola, contato nacional da Chamada. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro de 2020 (confira cronograma completo no edital abaixo).

Clique aqui para acessar o Edital de seleção de Jovens Embaixadores do Atlântico (em inglês).

Clique aqui e baixe a Ficha de Inscrição para preenchimento e assinatura (em inglês).

Clique aqui para acessar o Formulário de Inscrição.

O e-mail de contato exclusivo para dúvidas é: [email protected]

Fonte: Confap

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).