No último dia 7 de maio, uma comitiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderada pelo reitor Roberto Medronho, realizou uma visita significativa ao Centro de Educação Física Adalberto Nunes (CEFAN). O encontro, que contou com a presença de altos oficiais da Marinha, incluindo o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, e o Comandante do CEFAN, Contra-Almirante Claudio Lopes de Araujo Leite, teve como objetivo principal explorar a possibilidade de retomar as aulas da Escola de Educação Física da UFRJ nas instalações do CEFAN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Visão e capacidades do CEFAN impressionam

imagem 2024 05 09 090613812
Comitiva da UFRJ conheceu a infraestrutura e as atividades do CEFAN

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer as extensas instalações e a infraestrutura do CEFAN, bem como os diversos programas desenvolvidos no centro, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP), o Programa Olímpico (PROLIM) e o Programa Paralímpico (PARAPROLIM). O reitor Medronho destacou o impressionante trabalho de inclusão social realizado pela Marinha, expressando gratidão pela solidariedade e acolhimento demonstrados.

O impacto da colaboração para a comunidade acadêmica

imagem 2024 05 09 090644405
Objetivo foi analisar a possibilidade de retomar as aulas da Escola de Educação Física

Almirante Carlos Chagas enfatizou a importância do esporte e do preparo físico para o desempenho dos militares, destacando que o CEFAN está equipado com algumas das melhores instalações desportivas da América Latina. A retomada das aulas na UFRJ não apenas beneficiará os alunos da universidade, mas também reforçará a colaboração entre as duas instituições, permitindo a conclusão do semestre acadêmico e a formação de novas turmas de Educação Física.

Fortalecimento e expansão de novas parcerias

imagem 2024 05 09 090742680
Complexo Esportivo prepara atletas para competições de nível nacional e internacional

A visita também serviu para identificar novas possibilidades de parcerias entre a Marinha e a UFRJ, abrangendo uma gama mais ampla de áreas do conhecimento. A relação entre as duas instituições é longeva e tem contribuído para avanços significativos tanto no campo acadêmico quanto no desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas essenciais.