Inovação, pesquisa e avanços nas telecomunicações foram algumas das análises em destaque durante palestra realizada no Ministério da Defesa (MD). O debate, que teve como tema “5G e Tecnologias Portadoras de Futuro: Riscos e Oportunidades”, faz parte do projeto “Expandindo os Caminhos da Defesa”, uma iniciativa da Pasta promovida sob coordenação da Escola Superior de Guerra (ESG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP) Marcelo Zuffo foi o especialista convidado para discorrer sobre o assunto nesta quarta-feira (18).

IMG-20210819-WA0039.jpg

 Banner_notícia 1-05.png

Ao explanar sobre o 5G, o pesquisador considerou que o sucessor para as redes móveis representa uma mudança de paradigma. Novas oportunidades para as áreas de telemedicina, realidade virtual, cidades inteligentes e indústria 4.0 foram citadas por ele. “É uma tecnologia exponencial, portadora de futuro e bem-estar social”.

Na oportunidade, Marcelo Zuffo ressaltou, também, o potencial dos estudos e da tecnologia brasileira, que já proporcionaram benefícios essenciais em diversos setores. Como exemplo, evidenciou a parceria entre a Marinha do Brasil e a USP na fabricação de respiradores para o atendimento de pacientes com COVID-19. O projeto conjunto foi iniciado em 2020 e recebeu o nome de “Inspire”.

IMG-20210819-WA0042.jpg

Para o professor, é necessário continuar a fomentar novas iniciativas no setor, obter condições estruturais e pensar a longo prazo. Ainda, nortearam o evento temas como proteção cibernética, internet das coisas (Iot), dispositivos IoT e inteligência artificial (IA).

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, o Secretário-Geral do MD, Sérgio José Pereira, e o Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, prestigiaram a palestra. Participaram, também, servidores civis e militares do Ministério, entre oficiais-generais, secretários e diretores de departamentos.

Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).