Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Diretoria de Portos e Costas (DPC) e o Comando do 8º Distrito Naval (Com8ºDN) em conjunto com a Sociedade Amigos da Marinha de São Paulo (Soamar-São Paulo) e o Yacht Club de Ilhabela, realizaram, entre 15 e 17 de outubro, o XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador. O propósito foi consolidar a mentalidade de segurança para esse público.
Durante o Simpósio, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais destaca-se o “Dia de Mar”, em que os participantes receberam instruções sobre manobras com embarcações; práticas de navegação; radiocomunicação; sobrevivência; utilização de material de salvatagem; sinalização com pirotécnicos; transmissão de códigos de emergência; e uma demonstração de resgate de náufrago conduzida por aeronave da Marinha.
Os seguintes Meios Navais deram apoio aos alunos inscritos durante as atividades do Dia de Mar: os Avisos de Instrução Guarda-Marinha “Jansen”, Guarda-Marinha “Brito” e Aspirante “Nascimento”; o Navio-Patrulha “Guajará”; e uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, dentre outras embarcações empregadas no apoio à segurança do evento.
O evento, realizado nas dependências do Yatch Club, teve a presença do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; do Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Vice-Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida; do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Júnior; do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira; do Presidente do Tribunal Marítimo, o Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho e do Superintendente do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC, Contra-Almirante (RM1) José Luiz Ribeiro Filho.

No dia 16 de outubro, foram realizadas diversas palestras que enfatizaram aspectos importantes da Segurança da Navegação, da Salvaguarda da Vida Humana no Mar e da Prevenção da Poluição Hídrica, que devem ser seguidos pelos Navegantes Amadores, tendo como destaque os seguintes palestrantes: Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho, do Tribunal Marítimo; Capitão-Tenente Helenilde de Lima Silva Gomes, da DPC; Márcio Dottori, Mergulhador Profissional e professor de cursos de navegação; Marco Ferrari, Capitão Amador e Especialista na área ambiental; e Beto Pandiani, velejador e escritor.
No último dia do Simpósio, 17 de outubro, foram aplicados os exames de Arrais, Mestre e Capitão Amador, atendendo 79 amadores, que saíram do evento com suas carteiras em mãos.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395