A Base Naval de Aratu (BNA) promoveu a 10ª edição do Projeto “Base Doe Vida” entre os dias 14 e 20 de abril, com o objetivo de conscientizar militares e servidores civis do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) sobre a importância da doação de sangue e cadastro de medula óssea. A campanha também contou com a participação dos alunos da Escola de Formação de Reservistas Navais (EFRN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento teve início com uma palestra educativa sobre responsabilidade social e individual, ministrada pelo diretor e fundador da Associação Vivo Feliz, Sérgio Oliveira. Em seguida, a médica hemoterapeuta e diretora de hemoterapia da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA), Rivânia Andrade, explicou o processo de doação de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

Durante o projeto, o “Hemóvel”, veículo itinerante do HEMOBA, esteve presente para coletar doações de sangue e cadastrar novos doadores de medula óssea. Ao final da campanha, foram arrecadadas 156 bolsas de sangue e realizados 70 novos cadastros de medula óssea. A ação contou com o apoio do Hemoba móvel, que ficou estacionado ao lado da Divisão de Saúde da BNA entre os dias 17 e 20 de abril.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).