Jéssica Germano e o Comandante William Moreira, orientador

Em um dia histórico para a Escola de Guerra Naval (EGN), a aluna Jéssica Germano de Lima Silva defendeu no dia 12 de julho o seu trabalho de conclusão de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM). Seu estudo, intitulado “Uma inovação tecnológica no ambiente portuário brasileiro e suas interfaces com a defesa: o caso do Porto do Rio de Janeiro na implementação do e-Navigation”, marca um novo capítulo na história da EGN, pois Jéssica se tornou a primeira doutora em Estudos Marítimos pela instituição.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Banca Examinadora e o Processo de Defesa

Snapinsta.app 359737387 820452269362957 2287383498399937446 n 1080

Sob a orientação do Capitão de Mar e Guerra (RM1) Prof. Dr. William de Sousa Moreira, Jéssica apresentou seu trabalho a uma banca composta pelos Professores Doutores Thauan dos Santos (coorientador), Nival Nunes de Almeida e Claudio Rodrigues Corrêa (Capitão de Mar e Guerra – RM1), todos da EGN, e pelos Professores Doutores Newton Narciso Pereira e Marcio Rocha, da UFF. Como especialista convidado, o Capitão de Mar e Guerra (RM1) Marcelo Santiago Villas-Bôas esteve presente durante a defesa.

O Reconhecimento Acadêmico

A trajetória acadêmica de Jéssica na EGN é repleta de conquistas. Integrante da primeira turma de Mestrado do PPGEM, ela agora alcançou mais um marco ao realizar a primeira defesa de trabalho de conclusão de doutorado do Programa. Seu trabalho foi aprovado por unanimidade pela banca examinadora, consolidando seu nome na história da EGN.

A Contribuição do PPGEM para o Ensino Superior

Criado em 2014, o PPGEM oferece cursos de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado (desde 2019) na modalidade profissional para civis e militares. O feito de Jéssica ressalta o papel do PPGEM na formação de profissionais altamente qualificados para atuar na complexa e dinâmica área dos Estudos Marítimos, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).