Nesta quinta-feira (23), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB), que em 2023 completa 15 anos de parceria estratégica entre o Brasil e a França. A construção dos submarinos é realizada por mão de obra brasileira, composta por engenheiros e técnicos, com a assistência técnica de franceses da empresa Naval Group. O complexo abriga uma infraestrutura de ponta, com instalações, equipamentos e sistemas especializados, sendo um dos mais modernos estaleiros de construção naval existentes.

Presidente Lula destaca a importância da indústria de defesa

Em seu pronunciamento à imprensa, o Presidente Lula ressaltou a importância de uma indústria de defesa forte no país, destacando seu papel na economia e no desenvolvimento científico e tecnológico das Forças Armadas e do Brasil. Além disso, as autoridades presentes no evento puderam acompanhar os avanços alcançados pelo PROSUB, graças à parceria estratégica entre Brasil e França estabelecida em 2008. O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, afirmou que o Brasil tem vocação para o uso e desenvolvimento da tecnologia nuclear em diversos setores, como saúde, segurança alimentar e hídrica, além da defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Visita ao Estaleiro de Construção e submarinos em andamento

Durante a visita, as autoridades e comitiva percorreram a área do Estaleiro de Construção (ESC), onde estão sendo construídos os submarinos. Puderam conhecer de perto o Submarino “Riachuelo”, o primeiro da classe com propulsão diesel-elétrica, já em operações, e o Submarino “Humaitá”, o segundo dos quatro submarinos convencionais, em fase de testes finais. A programação também contou com cumprimentos às tripulações dos submarinos e aos funcionários da Itaguaí Construções Navais, além de uma explanação sobre o Complexo com apoio de uma maquete 3D e um descerramento de placa comemorativa.