O Ministério da Defesa (MD), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), promoveu a segunda edição do Prêmio Tiradentes, Concurso MD/CAPES de dissertações e teses sobre Defesa Nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Design sem nome (63).png

Os nomes dos vencedores e os títulos dos trabalhos foram divulgados no último dia 10, por meio de um edital da CAPES (clique aqui para acessar), e a solenidade de entrega da premiação está marcada para o próximo dia 15 de dezembro, no auditório térreo do MD.

O Prêmio Tiradentes tem por objetivo estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos sobre temas de interesse do MD, bem como contribuir para a formulação de políticas públicas na área. O concurso também pretende incentivar a divulgação no País e no exterior dos resultados e produtos derivados da parceria entre a CAPES e o MD.

Por Carolina Macêdo

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).