No coração da Geórgia, EUA, o Western Hemisphere Institute for Security Cooperation, localizado em Fort Moore, é palco de um dos cursos mais prestigiados do Exército dos Estados Unidos: o Curso de Adjunto de Comando (Senior Enlisted Advisor). Em setembro, três praças do Exército Brasileiro, após um rigoroso processo de seleção, concluíram com êxito esse treinamento que durou 10 semanas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Objetivo do Curso: Formar Líderes de Alto Calibre

article 1 8

O curso é meticulosamente projetado para preparar Suboficiais Seniores para atuar em posições de liderança avançada, especificamente nas fileiras de Sargento Mestre a Sargento Maior (SGM) ou cargos equivalentes. Estes são postos que exigem não apenas habilidades táticas, mas também uma profunda capacidade de liderança e assessoramento em níveis organizacionais ou institucionais. O treinamento oferece ferramentas para aprimorar o raciocínio crítico, o pensamento criativo e habilidades decisivas em um ambiente profissional que é, ao mesmo tempo, conjunto, multinacional e multisserviços. Os alunos são imersos em disciplinas que abordam desde os fundamentos da atividade militar até técnicas avançadas de tomada de decisão.

Desafios e Aprendizados Durante o Treinamento

Ao longo do curso, os alunos são constantemente desafiados a analisar problemas complexos, desenvolver soluções lógicas e tomar decisões de forma ágil. Eles são treinados para comunicar eficazmente suas decisões e monitorar ações para garantir uma execução impecável. Nesse contexto, são submetidos a múltiplos testes que avaliam suas habilidades em técnicas e táticas militares, sempre em posições de liderança.

Como parte do programa, os alunos também tiveram a oportunidade única de visitar o Fort Bliss, no Texas. Lá, puderam observar de perto atividades de ensino e doutrinas de estudo militar, ampliando ainda mais seu repertório e experiência.

Reconhecimento Internacional e a Conclusão do Curso

article 1 7

Ao final do treinamento, três brasileiros se destacaram: Subtenente Marco Antonio Albano dos Santos, Primeiro-Sargento Freed Siqueira de Azeredo André e Primeiro-Sargento Douglas Rech Santos. Eles receberam seus distintivos e certificados de graduação, juntando-se a outros 24 sergent majors de países como Colômbia, Equador, Chile, México, Honduras e Peru. A formatura desses militares não apenas reforça a excelência do Exército Brasileiro, mas também estreita os laços de cooperação e entendimento entre as nações.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).