Na Baía de Guanabara, uma ação coordenada entre a Marinha do Brasil (MB) e a Receita Federal conduziu à apreensão de um veleiro estrangeiro em situação irregular. A operação, realizada nesta quinta-feira (21), contou com a participação de servidores e cães de faro de ambos os órgãos.

Detalhes da Operação na Enseada de Botafogo

materia21 dez foto galeria1

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O veleiro de luxo, avaliado em cerca de 400 mil euros, estava fundeado na Enseada de Botafogo. Após a abordagem e constatação da suspeita de irregularidade, a embarcação foi apreendida e entregue à Capitania dos Portos no Rio de Janeiro, onde permanecerá sob a guarda da Autoridade Marítima Brasileira.

Eficiência e Sinergia na Ação Conjunta

Essa operação reflete a importância da colaboração e do respeito às competências de cada órgão envolvido. O Comandante da Força Tarefa da Marinha, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira, destacou o caráter interagências da ação, sublinhando o impacto positivo dessas iniciativas colaborativas para a sociedade.

Contexto da Garantia da Lei e da Ordem

materia21 dez foto galeria2

A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é uma medida constitucional que autoriza o presidente a empregar as Forças Armadas em situações específicas para restabelecer a ordem. Desde 6 de novembro de 2023, cerca de 1.900 militares da Marinha estão atuando em operações conjuntas com órgãos de segurança pública para combater atividades ilegais e reforçar a segurança em áreas vitais para a economia, incluindo os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).