Imagem: Marinha do Brasil

Uma ação de fiscalização realizada pelo Navio-Patrulha Guaratuba, na região de Mangue Seco, litoral norte da Bahia, terminou com a apreensão de cerca de 20 toneladas de cigarro, sem comprovação de procedência, no final da manhã deste sábado (20).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com a assessoria do Comando do 2° Distrito Naval, da Marinha do Brasil, a embarcação de nome “Brinco”, com seis tripulantes, foi interceptada por volta das 11h.

Durante a abordagem, foi descoberto que o barco teve como porto de origem Belém do Pará, e transportava uma carga suspeita de contrabando de cigarro, estimada em aproximadamente duas dezenas de toneladas. A Marinha informou que alguns dados da apreensão só poderão ser confirmados após a atracação e desembaraço da carga pelas autoridades competentes.

Ainda na fiscalização da região costeira, foi verificada a inexistência de documento fiscal, “além de não ter sido explicada a procedência da carga, em possível crime de contrabando”, explica a força armada.

Além disso, foi verificado que os tripulantes não possuíam habilitação para condução da embarcação, bem como dois dos tripulantes não possuíam documento de identificação.

A embarcação foi conduzida para Salvador, para que sejam adotados os procedimentos cabíveis junto às autoridades competentes, conclui a Marinha.

Fonte: Correio 24 Horas

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).