O município de Nazaré, em Portugal, ganhou, nesta terça-feira (29), um monumento em homenagem ao herói brasileiro Joaquim Marques Lisboa, conhecido como Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil (MB). A inauguração contou com a presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva, na freguesia de Famalicão, local onde nasceu o pai de Tamandaré.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Coordenado pela MB, o evento faz parte do projeto de Valorização dos Vultos Navais, no ano do Bicentenário da Independência do Brasil. A iniciativa tem o propósito de difundir os heróis nacionais que serviram à Marinha, a fim de despertar o interesse pela história, além de inspirar sentimentos de civismo e orgulho dos antepassados. Além do monumento em Portugal, mais outras três estátuas de Tamandaré foram inauguradas este ano no Brasil: em Fortaleza (CE), em Maceió (AL) e em Florianópolis (SC).

O Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Contra-Almirante Carlos André Coronha Macedo, representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, na cerimônia, destacou que a história do Almirante Tamandaré é também uma síntese da relação entre Brasil e Portugal. “O processo de independência do Brasil, cujo bicentenário comemoramos neste ano de 2022, nos impele a reconhecer toda a importância da nossa herança portuguesa, que tanto moldou os traços mestiços e sincréticos que nos engrandecem e nos diferenciam pela tolerância, bravura, receptividade e criatividade”, explicou.

O Almirante Tamandaré se destacou por sua honradez, simplicidade e abnegação, colocando sempre os interesses do Brasil e da Marinha em primeiro lugar, tanto nas situações mais simples ou corriqueiras, quanto nas grandes decisões que tomou como chefe naval. “Desejamos que as virtudes e os exemplos de amor à Pátria do Almirante Tamandaré sirvam de inspiração para as novas gerações de marinheiros e para toda a sociedade”, finalizou o Diretor do CCSM.

Em virtude dos grandes feitos de Tamandaré, a Marinha lançou, neste ano, um site com detalhes sobre a vida do “velho marinheiro“, como também era conhecido. Fazem parte do acervo documentos alusivos ao herói nacional, como fotos, testamento, além do livro sobre a história do Almirante.

galeria1 1 galeria2 1

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).