No dia 3 de dezembro, o Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12)  realizou uma formatura alusiva para celebrar 43 anos de criação. A solenidade contou com a presença do Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Omar Zendim, Comandantes das Organizações Militares da Guarnição de Manaus, “Velha Guarda” do Pq R Mnt/12 e convidados civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A tropa cantou, pela primeira vez, a canção do Pq R Mnt/12, recentemente elaborada por militares da organização militar (OM), com apoio da banda do Comando Militar da Amazônia (CMA). A letra é de autoria do Coronel Bordeaux, do Primeiro-tenente Gladstone  e do Subtenente Nilson, do Pq R Mnt/12; e a música, do Primeiro-sargento Pessoa, da banda do (CMA).

O Diretor do Pq R Mnt/12, Coronel Rodrigo Bordeaux Mattos, destacou a capacidade técnico-profissional dos integrantes do Pq R Mnt/12 e os desafios logísticos da Amazônia Ocidental na manutenção dos Materiais de Emprego Militar (MEM), pertencentes às Organizações Militares do CMA.

Ao final da cerimônia, o grupamento de ex-integrantes do Pq R Mnt/12, liderado pelo ex-comandante do Parque 12, Coronel Veterano Machado Lima, desfilou em continência ao General Omar, relembrando os velhos tempos de soldado. Ao final da formatura, a tropa realizou o desfile, com galhardia e vibração. O desfile do comboio de viaturas empregadas na atividade-fim da organização militar encerrou a solenidade.

A Canção do Pq R Mnt/12

Sua origem remota, fusão
Recebeu legado de valor
Herdeiro de Vilagran e Napion
Que ao Brasil dedicaram amor
No presente altivo na missão
Seus ofícios desenvolve com louvor
Armamentos, viaturas, manutenção
Mello e Póvoas nossa motivação

Templo da manutenção
Tua história teu legado de valor
Integra a décima segunda Região
Com galhardia e muita vibração
Templo da manutenção
Tua missão é sempre servir
Apoiando a sentinela
Na Selva, nos extremos
Da Amazônia Ocidental

Com constante capacitação
Em seu pessoal
Apoiando todas as OM
Esse templo é referência nacional
Acompanhando a evolução
E transpondo as intempéries da região
Com austeridade mantém operações
Na Selva, a manutenção

Templo da manutenção
Tua história teu legado de valor
Integra a décima segunda Região
Com galhardia e muita vibração
Templo da manutenção
Tua missão é sempre servir
Apoiando a sentinela
Na Selva, nos extremos
Da Amazônia Ocidental

SELVAAAAAA!!!

Histórico do Pq R Mnt/12

O Parque Regional de Manutenção da 12ª RM foi criado por meio do Decreto N° 82.813 de 6 de Dezembro de 1978, e originou-se a partir da unificação da 12ª Companhia de Material Bélico e da 1ª Companhia de Engenharia, Depósito e Manutenção. A denominação histórica do Pq R Mnt/12 é fruto do nome do antigo Governador Mello e Póvoas, que foi governante da capitania de São José do Rio Negro, atual Estado do Amazonas, sobrinho de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Capitão-General do Grão-Pará e Maranhão, a quem era subordinado.

Fonte: 12ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).