Na manhã de 25 de agosto, a Escola Superior de Guerra (ESG) celebrou um marco significativo em sua trajetória de compromisso com a defesa e desenvolvimento do Brasil. Em uma solenidade que contou com a presença de cerca de 20 representantes da ESG e membros da Diretoria e do Conselho Superior da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), foi assinado um Acordo de Cooperação Acadêmica entre as duas instituições.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos do Acordo

a862b04c c2f7 4a1c ba1c

Este acordo, que renova os laços entre ESG e ADESG, tem como principal objetivo fortalecer as relações institucionais que têm sido cultivadas há décadas. Com essa renovação, ambas as instituições reafirmam seu compromisso com o aperfeiçoamento de gestores públicos e privados, focando em áreas cruciais como Defesa, Segurança, Desenvolvimento do Poder Nacional, Base Industrial de Defesa, Logística, Mobilização, Gestão de Recursos de Defesa, Inteligência Estratégica, Integração Regional, Direito Internacional e Constitucional e Geopolítica.

A Importância da ADESG

3c749a71 9434 4f81 b823

O Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, destacou a relevância da ADESG como uma das maiores parceiras da ESG. Ele ressaltou que a ampla presença da ADESG em todo o Brasil é fundamental para alcançar os objetivos estratégicos da ESG, especialmente no que diz respeito às atividades de ensino, pesquisa e difusão de interesse do Ministério da Defesa. O Almirante Kerr também elogiou a dedicação e o trabalho contínuo dos membros da ADESG.

b39eca56 7bfb 4265 9019

Por sua vez, o Coronel Intendente da Aeronáutica (Ref) Antônio Celente Videira, presidente da ADESG Nacional, enfatizou o prestígio da ADESG em todo o território nacional e sua contribuição para reforçar a mentalidade de Defesa no Brasil. Ele destacou que, até dezembro de 2021, a ADESG já formou mais de 80.650 pessoas em seus cursos, consolidando-se como uma referência em estudos e pesquisas nas áreas de Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional.

A renovação deste acordo entre ESG e ADESG não é apenas um compromisso formal, mas sim uma reafirmação do compromisso de ambas as instituições com o futuro e a segurança do Brasil. Juntas, elas continuarão a trabalhar para formar líderes e profissionais capacitados, prontos para enfrentar os desafios do século XXI.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).